A Pró-Reitoria de extensão da Ufba, a LDM-Livraria Multicampi e os Programas de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (ppgefhc) e em Psicologia da Ufba convidam todos ao Café Científico na UFBA, que ocorrerá no dia 24 de Fevereiro, às 10 horas, na Saladearte Cinema da UFBA, PAC – Vale do Canela.

  • Tema: Como e onde a Psicologia falha – Um olhar Semiótico-Cultural
  • Convidado: Dr. Jaan Valsiner, da Clark University (EUA)
  • Data: 24 de Fevereiro de 2012
  • Local: Saladearte Cinema da UFBA – PAC – Vale do Canela

Sobre o Convidado:

Café Científico - Como e onde a Psicologia falha

Café Científico - Como e onde a Psicologia falha

O Professor Dr. Jaan Valsiner, da Clark University (EUA), o principal teórico da Psicologia Cultural do Desenvolvimento na atualidade, visita a UFBA entre os próximos dias 23 e 29 de fevereiro, a convite do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBa.

Jaan Valsiner vem discutindo os modos pelos quais os sistemas psicológicos humanos regulam-se através da construção e reconstrução de hierarquia de signos – em outras palavras, através de processos de mediação semiótica, seu trabalho articula idéias antropológicas, sociológicas e psicológicas tendo como horizonte o desenvolvimento de pessoas na sociocultura.

Sua contribuição, tão extensa quanto substantiva, representa uma consistente crítica aos rumos que a ciência psicológica tomou ao longo do século XX, ao tempo em que trabalha intensamente, como profundo conhecedor da história dessa disciplina, para propor novas bases para a construção de uma Psicologia Cultural. Ao realizar esta árdua
palavra, Jaan Valsiner mostra uma inesgotável capacidade de diálogo, de que é evidência imediata a imensa rede de pesquisadores com quem interage através de países e por vários continentes, rompendo efetivamente o etnocentrismo que vigora na área desde seus primórdios.

O que faz Valsiner é “ampliar o território de sua disciplina em direção a fronteiras desconhecidas, a áreas de grande incerteza, que costumam gerar alguma suspeita ou explicações incompletas, como é o caso quanto à noção da irreversibilidade do tempo. É daí que se produzem ações e pensamentos sobre nós mesmos, assim como sobre o mundo em que vivemos, no espaço entre o presente e o futuro imediato, o qual flui em toda sua incerteza” (Rebeca Puche, discurso por ocasião da outorga do título de Doutor Honoris Causa a Jaan Valsiner, pela Universidade de Cali, Colômbia).