Dialogue - UFBA meets UNAMComo muito prazer, anunciamos a realização da primeira edição da série de videoconferências DIALOGUE: Diálogos Internacionais em Ensino, Filosofia e História das Ciências. 

DIALOGUE é uma atividade do PPGEFHC da UFBA/UEFS, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de informações entre nossos pesquisadores (discentes e docentes) e pesquisadores de instituições de diferentes países por meio de videoconferência.

Com isso, pesquisadores e estudantes de instituições estrangeiras poderão apresentar e discutir temas de nosso interesse e, se possível, estreitar laços para ulteriores colaborações acadêmicas.

A atividade acontecerá no dia 2 de junho de 2016 e será coordenada por André Mattedi, Waldomiro Silva Filho, Paulo Quadro (doutorando do PPGEFHC) e Felipe Rocha (pesquisador da UNAM). O evento ocorrerá no Instituto de Física da UFBA e será também transmitido pelo Youtube.

DIALOGUE – International Dialogues in Education, Philosophy and History of Sciences

Tema: A história das ciências na América – questões teóricas e metodológicas.

Data: 02 de Junho de 2016 / 14:30 (horário de Brasília)

Local: Instituto de Física – UFBA

Link para transmissão do evento: https://youtu.be/jcywTpcRcEg

* O link poderá ser também obtido na hora do evento através da página: https://plus.google.com/+FilosoficasUnam/

 

Conferências:

1. Racialidad y ciencia imperial: hacia una historia de la ciencia antropológica inter-nacional: México-Francia, siglo XIX. Retos y desafíos teórico-metodológicos. (María Haydeé García Bravo, UNAM, México)

Pontos da conferência – María Haydeé García Bravo

María Haydeé García Bravo é graduada em Ciencias de la Comunicación pela Universidad Autónoma de San Luis Potosí e realizou seus estudos de pós-graduação em Antropología pea Escuela Nacional de Antropología e Historia (ENAH). Ela obteve o título de mestrado na cadeira Erasmus Mundus Histoire et Patrimoine pela Sorbone, Paris. Atualmente desenvolve teses de doutorado em Filosofia da Ciência com concentração em História da Ciência (“Cráneos y racialidad. El discurso epistemológico de la historia e de la antropología entre México y Francia en la segunda mitad del sigla XIX”).

Papers Publicados:

 

2. La apropiación del evolucionismo a través de la prensa: ideas científicas en México en el siglo XIX. (Juan Manuel Rodríguez Caso, UNAM, México)

Resumo da conferência – Juan Manuel Rodriguez

Juan Manuel Rodríguez Caso atualmente realiza estágio de pós-doutorado em Filosofia da Ciência (na área de História das Ciências). Ele fez seu doutorado na University of Leeds, Inglaterra, e se especializou em temas relacionados com historia da ciência no século XIX, particularmente sobre historia da ciência no México.

Papers publicados:

Dialogue - UFBA meets UNAM