O Grupo de Pesquisa “Investigações Filosóficas: Mente, Realidade e Conhecimento” é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e vinculado ao Departamento de Filosofia e aos Programa de Pós-graduação de Filosofia da UFBA e Pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências da UFBA/UEFS. Seu objetivo principal é investigar temas e problemas no campo da Filosofia da Mente, Filosofia da Linguagem, Epistemologia e Ceticismo no horizonte da Filosofia Contemporânea. Entre suas ações está o diálogo interdisciplinar entre Filosofia, Ciências Sociais, Psicologia e Ensino de Ciências.

O trabalho dos pesquisadores e estudantes vinculados ao Grupo procura compreender temas ou problemas e não exatamente autores ou períodos filosóficos. A ideia é compreender por que certos problemas são problemas filosóficos e, diante deles, oferecer bons argumentos que possam esclarecer os mesmos. Entre os problemas centrais dos quais se ocupam os pesquisadores estão:

  • É possível uma justificação racional do conhecimento?
  • Qual o lugar que a mente ocupa num mundo determinado por leis naturais?
  • Qual a relação entre pensamento, linguagem e ação?

Obviamente que esse trabalho deve estar baseado numa sólida formação cultural e filosófica, numa compreensão rigorosa da tradição intelectual científica e filosófica, porém, esse trabalho não tem o interesse de fazer estudos de “história” da filosofia nem de realizar a exegese dos textos clássicos. Entre as referências mais freqüentes estão o ceticismo grego antigo e a filosofia analítica de língua inglesa contemporânea.

O que motiva a existência do Grupo é, em primeiro lugar, a promoção de um ambiente acadêmico fundado na busca de melhores e mais claros argumentos, no debate aberto e indeterminado, na interlocução, na crítica severa e respeitosa.

Na equipe atual do Grupo encontram-se 4 doutorandos, 8 mestrandos, 3 bolsistas de Iniciação Científica e 1 bolsistas do Programa Permanecer da UFBA.

Atualmente o Grupo está iniciando um trabalho de cooperação com grupos de pesquisadores do Peru, México, Argentina, Itália e Estados Unidos.