Durante a ANPOF deste ano de 2012 será lançado o livro “As Consequências do Ceticismo“, organizado por Waldomiro Silva Filho e Plínio J. Smith. O livro contará também com textos escritos por Richard Bett, Lorenzo Corti, Diego E. Machuca, Vitor Hirschbruch Schvartz, Danilo Marcondes de Souza Filho, Todd Ryan, Gianni Paganini, Glenda Satne, Jônadas Techio, Andre Joffily Abath e Paulo E. Faria.

Leia abaixo o texto de apresentação do livro, escrito por Plínio J. Smith:

Livro: As Consequências do Ceticismo

Livro: As Consequências do Ceticismo

“Poucas filosofias vem despertando interesse como o ceticismo. Uma das razões é que a postura cética parece bastante adequada aos nossos dias, pois por dizer respeito às nossas crenças e opiniões, não se pode ficar indiferente ao ceticismo. Mesmo aqueles que não concordam com ele entendem que o ceticismo se constitui como o principal desafio que nos leva a refletir sobre o conhecimento do mundo.

Embora atual, o ceticismo é também uma das escolas filosóficas mais antigas e desempenhou um importante papel na nossa história intelectual. Já há algumas décadas, desde os trabalhos pioneiros de R. Popkin e, entre nós, O. Porrchat, nosso conhecimento da história do ceticismo vem progredindo notavelmente. Sabemos, hoje, que o impacto do ceticismo foi bem maior do que se supunha antes.

Apesar de sua importância, ainda estamos longe de compreender adequadamente o desafio cético e suas consequências para a filosofia. O que está em questão quando os céticos propõem suas dúvas? Podemos dar uma explicação filosófica do conhecimento? Como responder-lhes? E, se não respondermos aos céticos, quais consequências deveremos aceitar? Poderíamos viver sem crenças? Como agir ceticamente?

Para refletir sobre essas e outras perguntas, este livro reúne renomados pesquisadores nacionais e estrangeiros, testemunhando sua fértil colaboração, que buscam entender o desafio cético de vários ângulos, combinando o conhecimento histórico com a reflexão atual.” (Plínio J. Smith)

  • Waldomiro J. Silva Filho é professor de Filosofia da UFBA, com pós-doutorado na Harvard University. Organizou os livros “Ensaios sobre o Ceticismo” (com Plínio Smith) (2007) e “Mente, Linguagem e Mundo” (2009), ambos pela Alameda Casa Editorial.
  • Plínio J. Smith é professor de Filosofia da UNIFESE. Possui pós-doutorado na Oxford University. Autor de vários livros, publicou “Do Começo da Filosofia” (2005), “Dez provas da Existência de Deus e Dez provas da Inexistência de Deus” (2012), estes últimos pela Alameda Casa Editorial.